Project Description
“A dança exige o homem livre e aberto, vibrando na harmonia de todas as forças.
Ó homem, ó mulher, aprenda a dançar senão os anjos no céu não saberão o que fazer contigo.”
Santo Agostinho , 354 – 430 d.C.
Movimento mundial de danças, que reúne danças de diversos povos do mundo, desde danças tradicionais, folclóricas à danças contemporâneas. As danças são normalmente dançadas em círculos ou em linhas.
O movimento foi criado na década de 70 em Findhorn, Escócia pelo bailarino alemão/polonês, Bernhard Wosien, e chegou ao Brasil na década de 80, de onde não parou mais de crescer. Atualmente as danças circulares são praticadas por pessoas de todas as idades e não há restrições às condições físicas.
As rodas de danças acontecem em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, centros culturais, instituições e empresas dos mais variados segmentos.
Muito além de passos – Desenvolvimento Humano
As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, facilitando reflexões sobre trabalho em equipe, dissolução de conflitos, despertar da criatividade e reconhecimento do Sagrado em cada um de nós, despertando seres mais conscientes e mais atentos nas interações com as pessoas e com o planeta.
Vivencias Regulares – Rodas de práticas Semanais
Nessa vivência os encontros acontecem semanalmente para a prática das Danças Circulares, experimentando ritmos e danças tradicionais e contemporâneas de diversos povos, aprofundando no contexto histórico de cada dança com foco nos conteúdos internos que as danças despertam em cada participante. A auto escuta aos próprios ritmos é o convite ao contemplar, sem julgamento.
Experimentamos danças simples e divertidas que acolhem a todos os participantes em qualquer faixa etária e conciliamos possibilidades mais elaboradas organicamente.
Além da rica possibilidade de convivência com um grupo bastante heterogêneo, o participante terá a oportunidade de trabalhar o corpo e num curto período de tempo, perceber ganhos em condicionamento físico, coordenação motora e equilíbrio entre muitos outros benefícios de autodesenvolvimento que o constante exercício do estado de presença evocado na dança propicia.
Grupo de Estudos e Aprofundamento – Capacitação de Facilitadores Multiplicadores
Nessa vivência nos encontramos mensalmente para o estudo da prática das Danças Circulares, aprofundando no estudo da Dança e a relação do movimento com o desenvolvimento humano
Percorremos durante 12 meses importantes aspectos para quem deseja ser multiplicador e focalizar ou usar as danças como ferramenta de auto desenvolvimento:
- Fisiologia Humana
- Revisitando escolhas
- Aspectos culturais
- Contextos culturais
- Desenvolvimento Humano
Ao final do percurso o participante terá vivenciado o estudo das danças circulares sob diversas aspectos importantes e terá um repertório consistente e cuidadosamente investigado e vivenciado para focalizar grupos honrando o Sagrado que há em cada forma de expressão que escolhemos ofertar ao mundo.